Pesquisa aponta insatisfação de lojistas com novo horário comercial decretado pela Prefeitura em Divinópolis

Levantamento da CDL mostra que 56% desaprovam decreto que alterou horário do comércio por causa do coronavírus.

Horário permitido para funcionamento do comércio é de 10h às 20h em Divinópolis Poeme/Divulgação Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Divinópolis, que foi divulgada nesta sexta-feira (22) apontou que 56% dos lojistas estão insatisfeitos com o novo horário de funcionamento do comércio.

De acordo com o decreto da Prefeitura, o horário permitido para abertura e fechamento das lojas é de 10h às 20h e em dias alternados.

Coronavírus: decreto altera funcionamento de comércios locais e uso de máscara passa a ser obrigatório em Divinópolis O presidente da CDL, Luiz Ângelo disse que a pesquisa será discutida com a prefeitura, podendo haver na próxima semana mais flexibilizações comerciais.

“Realizamos essa pesquisa junto aos lojistas da cidade, cerca de 170 empresas que responderam.

Nessa pesquisa 56% são contra essa situação de abrir a partir das 10h e 25% entende que é uma medida, que atendendo a situação do transporte público, poderia ser adequada”, avaliou. Ainda segundo Luiz Ângelo o fato do comércio só poder funcionar em dias alternados tem sido prejudicial aos empresários.

Muitos não veem sustentabilidade do negócio.

“O que a gente observa que o comércio ainda que funcionando em dias alternados é muito difícil para o lojista conseguir sobreviver.

A pesquisa mostrou também que mais de 50% apresenta que há risco de fechamento do seu negócio.

É compreensível que neste momento de dificuldade, em dias intercalados abrir mais tarde pode realmente pesar para o empreendedor”, destacou. Outra questão pontuada pelo presidente da CDL , é que o lojista não é obrigado a ficar aberto até 20h, ele pode ir até este horário, apenas se for importante comercialmente para a empresa. “O horário de começar às 10h e ir até as 20h opcionalmente é de segunda a sexta e no sábado, nós conseguimos conversar com a Prefeitura e assim os lojistas podem abrir a partir das 8h”, finalizou.

Categoria:MG - Centro-Oeste